.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

O Avanço Tecnológico dos Processadores e sua utilização pelo Software

Atualmente, muito se comenta a respeito do avanço tecnológico dos processadores, como exemplo o aumento da frequência de clock, o acréscimo de memória cachê, maior número de unidades funcionais, execução especulativa, hyper-threading e outros. Contudo, pouco se discute a respeito do software, pois apenas sabe-se que executa e a partir daí é uma incógnita para a maioria dos usuários e também para uma parcela dos desenvolvedores.

Muitos programadores se preocupam somente em digitar linhas de código sem compreender a arquitetura que está por de traz, e que efetivamente executará o software. Eles não sabem também, por exemplo, qual o software é o mais apropriado para uma dada arquitetura ou se está conseguindo utilizar a potencialidade do processador.

Os computadores possuem em sua arquitetura como componente principal o processador, que é o cérebro do sistema e que realiza o processamento das informações. O processador não é o único componente, mas é com base nele que o computador ganha a maioria das características, dentre outras a frequência de operação (clock), a largura do barramento de dados, e a capacidade máxima de memória.

O processador é em disparado o produto de maior avanço tecnológico construído pelo homem, sendo muitos outros produtos desenvolvidos pela utilização dele nos computadores, direta ou indiretamente. Os aviões, os equipamentos médicos e as simulações meteorológicas são exemplos da utilização deste componente.

Use o link para acessar na íntegra esse artigo ou diretamente do meu site http://professorferlin.webnode.com.br/arquitetura-de-computadores/.