.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

A Segurança da Informação é uma realidade nas empresas?

Uma das principais questões na área da Tecnologia da Informação é a Segurança da Informação. Isto porque as informações estão distribuídas por toda a organização, inclusive podendo ser acessadas externamente pelos recursos da internet.
A Segurança da Informação é um tema complexo, pois envolve diversos aspectos como o acesso aos sistemas/base de dados, infraestrutura, armazenamento, comunição, tratamento de documentos/informações e, principalmente, usuários.
O acesso às informações e sistemas deve sempre ser feito por meio de, no mínimo, login/senha para se garantir a autenticação do usuário, evitando o acesso por pessoas não autorizadas. Contudo, podem também ser utilizados outros meios mais seguros como a verificação biométrica, para se aumentar a confiabilidade no acesso.
Além do controle de acesso às informações, devem-se observar também as questões referentes ao armazenamento e do gerenciamento das cópias de segurança (backup), tanto dos sistemas quanto dos dados, pois garantir o correto armazenamento das informações é um fator primordial para a operação da empresa.
Entretanto, um dos principais pontos a serem observados é o comportamento dos usuários. Isto porque a utilização de senhas fracas ou o incorreto gerenciamento da informação pode deixar o sistema vulnerável, possibilitando que pessoas mal intencionadas tenham acesso às informações vitais da empresa.