.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

A Tecnologia da Informação como aliada nas Empresas

A Tecnologia da Informação (TI), e em alguns casos denominada de Informática, deixou de ser coadjuvante no cenário atual da sociedade e, principalmente, das empresas.
Contudo, algumas empresas ainda estão presas a uma mentalidade antiga, na qual a TI era vista como um componente secundário e que apenas representava custos. Isto claramente é uma visão ultrapassada e que não condiz com a realidade atual de uma economia globalizada, ágil e dinâmica.
Se antes a área de TI ficava restrita a um computador ou a um setor, normalmente financeiro ou contabilidade, agora os computadores estão presentes em todos os setores, e possibilitam uma nova dinâmica para as empresas.
A TI conecta e integra não somente os setores e funcionários da empresa, mas também os demais parceiros como clientes, fornecedores, bancos e financeiras, permitindo uma comunicação em tempo real por meio da internet, incluindo nesse universo os datacenters espalhados pelo mundo.
Agora é normal se ouvir nas empresas, não só as de grande porte, termos como BI (Business Intelligence), ERP (Enterprise Resource Planning), CRM(Customer Relationship Management), pois esses sistemas auxiliam a gestão do negócio, centralizando e possibilitando o acesso às informações para ajudar na tomada de decisão. Isto porque não basta ter as informações, precisa-se ter acesso a qualquer momento e de forma rápida e segura.
A disponibilidade das informações em tempo real permite um melhor acompanhamento dos custos, possibilitando a definição de uma margem de lucro mais realista e como resultado o estabelecimento de preços competitivos, aumentando as vendas e, consequentemente, o lucro.
Nesse sentido, pode-se destacar algumas vantagens na utilização da TI nas empresas, por exemplo, permite que se verifique a situação da empresa em tempo real, economia de tempo e minimização do retrabalho, agilidade na geração dos relatórios gerenciais complexos, uma maior precisão dos resultados e na confiabilidade das informações, e bem como uma maior rapidez no acesso às informações e na comunicação.
Por isso, a Tecnologia da Informação, ou a área de Informática, é um componente vital para as organizações nesse novo panorama de economia globalizada e conectada.