.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

Ciência e Tecnologia

 
A Ciência (science) e a Tecnologia (technology) são faces da mesma moeda, e que devem coexistir e cooperar para o desenvolvimento mútuo tornando a vida do ser humano melhor e mais profícua em todos os sentidos. Neste aspecto é importante destacar que a isto devem estar incorporadas as questões que vão desde cidadania, ética e sociedade até as pertinentes ao meio ambiente, ecologia e sustentabilidade.

O termo Ciência é oriundo do latim scientia que significa “conhecimento” enquanto o termo Tecnologia é oriundo do grego technologia significa “princípios científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividade”.

O ser humano desde os primórdios quando se compreendeu como indivíduo pensante, começou a interagir e descobrir novas maneiras, utensílios e objetos que os ajudassem nas tarefas corriqueiras, mas também que pudesse dar respostas às inquietudes sobre os fenômenos da natureza que esta presenciando, como magnetismo e etc. Muitas das descobertas científicas foram ao acaso, enquanto outras demandaram muito estudo, observação e experimentação.

Entretanto o ser humano progrediu cientificamente na medida em que conseguia aplicar os conhecimentos para produzir novas tecnologias e que por sua vez pudessem ajudar em novas descobertas científicas. O pensar estava limitado a alguns poucos “iluminados” que ousavam desafiar as regras postas e a difusão do conhecimento limitada, pois era só para os que tinham acesso às bibliotecas e “academias”.

Com o advento das primeiras universidades o conhecimento científico e tecnológico adquiriu um novo status, pois deixou ser restrita e passou a ter um caráter universal. Nestas “casas” do saber, o conhecimento é abordado sob os vários aspectos nos diversos ramos da ciência, possibilitando que se explore sob as várias faces do prisma.

Mas foi principalmente a partir do século 19, com o advento do computador, que a ciência e a tecnologia foram impulsionadas a um novo estágio de desenvolvimento. O computador (computer) passou a ser aliado nas novas descobertas, agilizando os estágios da pesquisa científica, como na aquisição, processamento e simulações dos experimentos, e produzindo resultados precisos, sem contar com a redução do tempo necessário para estas novas descobertas. Uma decorrência disto foi a internet, com a qual o conhecimento adquiriu uma dimensão universal, deixou de ter as barreiras físicas existentes e passou a um caráter virtual, no qual a informação está virtualmente ao acesso de todos em qualquer parte do mundo e a qualquer momento.

Sob esse aspecto a computação é sem sombra de dúvida o melhor exemplo da simbiose Ciência-Tecnologia, e o computador é o artefato que representa o que há de mais evoluído em termos tecnológico jamais produzido pelo conhecimento humano.

>>> Assista o vídeo sobre Competências e se Inscreva no Canal <<<

No Canal do Youtube há diversos vídeos sobre Computação, Gestão e Eletrônica.