.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

A Multidisciplinariedade como elemento motivacional no Processo de Ensino-Aprendizagem

A multidisciplinariedade (multidisciplinarity) propicia o aumento da motivação por parte dos estudantes, pois eles passam a entender a relações entre as disciplinas, tanto nas aulas teóricas e, principalmente, nas aulas práticas. Isto deve ocorrer com o desenvolvimento dos trabalhos e atividades extraclasse, em virtude da solução para os problemas propostos passarem pelo envolvimento dos alunos com outros conceitos de outras disciplinas, tanto da série corrente quanto das séries anteriores.

Uma maneira de se conseguir isto é com a realização de trabalhos multidisciplinares, nos quais os trabalhos são elaborados por um grupo de professores, com o intuito de abranger ao máximo os conhecimentos das disciplinas envolvidas. Com isso, tem-se uma redução da quantidade de trabalhos, já que cada disciplina deixa de ter o seu trabalho isolado para ter um único trabalho multidisciplinar. Uma consequência disto é que se elaboram trabalhos mais completos, possibilitando uma visão mais geral para os alunos, reduzindo a segmentação natural que ocorre com as disciplinas. Outro ponto a ser destacado é que a multidisciplinariedade faz com que haja uma coesão maior entre o corpo docente, pois os professores têm que conhecer o conteúdo abordado nas disciplinas para juntos definirem as atividades e aptidões que os alunos desenvolverão neste trabalho multidisciplinar.

A multidisciplinariedade está fundada em um saber-fazer, em que se pressupõe uma abordagem prática consolidada por uma forte conceituação teórica, que é um dos quatro pilares da educação.

A teoria é a base para a prática, e esta por sua vez desenvolve, justifica e experimenta novos conceitos que se tornam novas teorias ou formulações proporcionando uma nova prática, e assim sucessivamente.

Na figura observa-se que a Teoria por meio dos experimentos e projetos produz a Prática, que consolida e reforça os conhecimentos. Por outro lado, a Prática por meio da comparação/discussão, resultados, considerações e conclusões agrega novos elementos à Teoria, propiciando novas maneiras de se ensinar, inclusive com novas ferramentas produzidas neste processo.
Relação Teoria – Prática do Processo de Ensino-Aprendizagem


Desta forma, este binômio teoria-prática deve produzir uma espiral ascendente, representando o conhecimento que está sendo agregado pelo aluno ao longo do processo. Isto deve acontecer ao longo das séries, de modo que seja um processo sólido e consistente para a formação do profissional que se está ajudando no desenvolvimento do saber técnico-científico do estudante.