.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

A Realidade Virtual, do Abstrato ao Concreto


A Realidade Virtual (virtual reality) sempre foi vista como uma coisa futurista, presente no mundo da ficção científica, mas isso tem mudado drasticamente ao longo dos anos.
Os avanços tecnológicos, tanto no hardware quanto no software, proporcionados pela Engenharia (engineering) e pela Computação (computing) tem fornecido recursos que tornam a Realidade Virtual um fato real.
As aplicações para a realidade virtual são as mais variadas, como jogos, entretenimento, simulação, treinamento e nas áreas médica, militar, de engenharia e educacional.

Ambiente de Realidade Virtual para Simulação de Salto de Para-quedas
Algumas aplicações exigem mais recursos computacionais e de eletrônica, como no caso dos ambientes interativos virtuais, usados para simulação e treinamento, em que se utiliza de óculos, luvas e etc para gerar uma sensação real ao usuário, como exemplo o Ambiente para Simulação de Salto de Para-quedas. Por outro lado, há aplicações mais simples que requerem apenas um computador com webcam para causar uma integração do mundo virtual com o real, como exemplo o site para divulgação do filme Transformers II, que utiliza a Realidade Aumentada.
 
Exemplo de HUD
  
Apesar da Realidade Virtual estar em evidência na última década, a sua origem é bem anterior, pois já no inicio do século XX utilizou-se um dispositivo denominado “Refletor de Sinais”, que seria o precursor dos HUD (Head Up Display) e dos HMD (Helmet Mouted Display), na aviação militar.

Exemplo de HMD

A Realidade Virtual é um campo de estudo multidisciplinar, pois envolve dentre outras áreas, os conhecimentos de Processamento Paralelo, Computação Gráfica, Programação de Computadores, Eletrônica, Interação Humano-Computador e outros, sem contar com os conhecimentos específicos decorrentes da aplicação. 


Nesse sentido, ainda há muito por se fazer nessa área, mas com os novos desenvolvimentos tecnológicos teremos em breve novas formas de interagir com o mundo, quer seja ele real ou virtual.