.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

O que é Processamento Paralelo?

O processamento paralelo (parallel processing) é uma forma eficiente do processamento da informação com ênfase na exploração de eventos simultâneos na execução de um software. A motivação para o processamento paralelo é a possibilidade de aumentar a capacidade de processamento de uma única máquina. Com a limitação tecnológica da velocidade das máquinas sequenciais, a solução empregada para aumentar o poder de processamento é a utilização de processadores em paralelo. Assim, com o paralelismo torna-se possível ultrapassar as limitações impostas pela utilização de um único processador, tais como frequência de operação, dissipação de potência e outras.

A utilização do paralelismo nos projetos de arquitetura de computadores tem possibilitado um aumento significativo na velocidade de processamento devido à execução simultânea de diversas tarefas. Contudo, os aspectos relacionados ao software paralelo e à paralelização dos programas são essenciais para o desempenho do sistema paralelo.

Muitas pessoas imaginam que máquinas paralelas (parallel machine) são somente os supercomputadores, como os listados no Top500 Supercomputers, mas isso não é verdade, pois uma máquina dual ou quad core já é uma máquina paralela. Contudo, não basta ter uma arquitetura paralela, ou seja com vários processadores, pois o software também tem que estar no formato de execução paralelo.

No meu site (http://professorferlin.webnode.com.br/) está disponível uma apresentação sobre Introdução ao Processamento Paralelo.


>>> Assista o vídeo sobre Processamento Paralelo <<<




Outros post relacionados: