.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

A Computação em Nuvem como Ferramenta Estratégica


Um elemento que está cada vez mais em voga é a Computação na Nuvem (Cloud Computing), no qual os recursos computacionais (serviços, portais, bases de dados, informações e etc) estão disponíveis a qualquer momento, tanto dentro quanto fora dos muros/paredes da organização. Isto porque estes recursos podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento desde que se tenha acesso à internet.

A computação em nuvem está mudando a forma como as empresas agem e se posicionam frente aos novos desafios, pois se exige que as organizações terceirizem sua base de dados e/ou sistemas. Contudo, para que isso aconteça é necessário que haja um desapego por parte dos gestores da necessidade de ter os recursos computacionais todos intramuros sob seus cuidados.

Hoje com os novos recursos tecnológicos se acessa as informações como se estivessem localmente, mas com uma série de vantagens que antes não existia para a empresa. Isto é facilmente constatado como no caso da disponibilidade do sistema 24h por dia e 7 dias por semana, cópias de segurança (backups), equipe técnica full-time, aumento de forma automática e transparente dos recursos físicos como capacidade de processamento e de armazenamento.

Com isso libera-se a organização para que se concentre na atividade-fim, e não mais em necessidades-meio como a questão da infraestrutura tecnológica como servidores, roteadores e etc.
Entretanto, isso não exime a organização da seleção e gerenciamento das informações e dos recursos, mas as preocupações com os aspectos de infraestrutura é bem minimizado, facilitando a gestão e direcionando os esforços para a atividade-fim da organização.

A seguir destacam-se as algumas vantagens e desvantagens da utilização da computação em nuvem:

Vantagens:
·        Permite acessar os dados de qualquer lugar;
·         Redução dos custos com hardware;
·         Diminuir a mão de obra interna de TI;
·         Redução dos gastos com licenças de software.


Desvantagens:
·        Migração dos dados e serviços locais para a nuvem;
·         Necessidade da conexão com a internet;
·         Confidencialidade das informações.