Apesar deste tema não ser
novo, e de ter sido muito difundido na década de 90, a reengenharia deve estar
sempre em pauta nas organizações, principalmente nesses tempos em que as
mudanças na tecnologia impactam fortemente em todos os aspectos
organizacionais. Este tema é muito bem trabalhado por alguns autores que tratam da
reengenharia como parte do processo de reestruturação constante nas empresas e
organizações.
Nesse sentido a tecnologia
da informação tanto impulsiona quanto dá sustentação a todo o processo de
reengenharia. Isto porque os novos recursos tecnológicos mudam a forma como a
organização trabalha seus processos organizacionais, como exemplo a internet, em que os sistemas estão
disponíveis foram do ambiente físico da organização e esteja disponível em
qualquer lugar e a todo o momento. Contudo, os sistemas computacionais auxiliam
todos os processos, como no caso de disponibilizar as informações para
favorecer a tomada de decisão.
O novo modelo para as
organizações no século XXI é explorar todos os pontos fortes da organização
como vantagem competitiva e maximizar este potencial com o uso das tecnologias,
em especial a tecnologia da informação.
A reengenharia deve ser
um processo contínuo na organização, e não ser trabalhada em situações pontuais
ou emergenciais, pois sempre há melhorias e novas ideias que podem ser
implementadas a todo o momento e isto cria uma nova dinâmica na organização e
em seus processos operacionais e gerenciais.