.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

Entrevista para IT4CIO sobre Supercomputadores (Final)

Que tipo de processos observáveis no cotidiano foram facilitados por cálculos e processamento dessas máquinas?

Um desses eventos mais latentes presentes no nosso cotidiano, e que é decorrente do uso dos supercomputadores é a previsão do tempo que possibilita antever a situação climática para se programar viagens, passeios e, principalmente, o seu uso na agricultura nas safras agrícolas.

Entretanto, a lista de atividades que são afetadas pelo uso dos supercomputadores é cada vez maior, pois os supercomputadores estão cada vez mais presentes em vários setores, como acadêmico, de pesquisa, governamental, e na indústria. Outro exemplo de grande impacto na sociedade é a utilização dos supercomputadores na indústria química/farmacêutica na descoberta de novos medicamentos, que tornam esses fármacos mais eficientes no combate a doenças e organismos nocivos à vida, como os vírus e bactérias.


Hoje temos supercomputadores que podem simular a previsão do tempo ou contribuir em pesquisas relacionadas à astronomia, por exemplo. Que outras possibilidades podem estar a caminho, com o contínuo desenvolvimento das máquinas?

Como já mencionado, as possibilidades da utilização dos supercomputadores são cada vez maiores, justamente pela disseminação dessas máquinas nos mais variados segmentos, desde a pesquisa científica/tecnológica até no entretenimento, como na produção de filmes.

Uma vantagem decorrente da evolução dos supercomputadores é que os recursos tecnológicos que são desenvolvidos para eles são posteriormente, também, incorporados nos computadores tradicionais, trazendo benefícios para as aplicações cotidianas, como resultado de computadores mais rápidos e eficientes.