.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

Numismática, um portal para a história

A numismática (numismatics) é muito mais do que um simples ato de colecionar moedas (coins), é antes de tudo uma oportunidade para se estudar a história.
As moedas refletem um período da história de um país ou sociedade, quer seja no aspecto econômico, político-social ou até mesmo cultural.
As primeiras moedas datam do século 7º antes de Cristo e facilitaram enormemente o comércio, pois a sua utilização possibilitou a flexibilização na compra e venda de produtos, deixando de se utilizar somente o escambo como forma de negociação.
As moedas ao longo da história foram cunhadas em diferentes materiais, como ouro, prata, bronze, cobre, alumínio e mais recentemente aço inox. O tamanho (dimensões) e peso das moedas também sofreram alterações, dependendo das condições econômicas, sociais e políticas do momento. Por exemplo, a moeda grega antiga Trihemiobol cunhada em Kyzicus(Mysia) (480 – 450 a.C) em prata (AR), tem 10mm diâmetro e pesa 1,9g, enquanto que a moeda Romana Sestertius do Imperador Marco Aurélio (161-180 d.C), cunhada em bronze (AE), tem o diâmetro de 30mm e pesa 25g.


Kyzicus(Mysia) AR Trihemiobol (480 – 450 a.C)

Marco Aurélio AE Sestertius (161 - 180 d.C)
O que importa não é o tamanho, peso ou material do qual é confeccionado a moeda, mas sim o momento da história que a moeda representa ou retrata.
Por isso, na próxima vez que olhar para uma moeda, imagine-a como um portal do tempo para um momento na história.

>>> Assista o vídeo sobre Numismática e se inscreva no canal <<<