.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

Os Portais Corporativos como elementos de Gestão da Informação

Na era da internet uma das grandes inovações que está se disseminando nas empresas é a adoção do portal corporativo. Os portais corporativos podem ter um papel essencial no esforço de disponibilizar informação e conhecimento onde eles sejam necessários nas organizações.

Os portais corporativos auxiliam a gestão do conhecimento nas organizações, pois além de estruturarem o conhecimento também tem um papel central na disseminação e facilitar o acesso às informações.

Muitas organizações ainda possuem uma visão equivocada sobre o que são portais corporativos, isto porque imaginam que basta ter um site na internet para que se tenha um portal, mas isso é uma visão falha.

Um portal corporativo pode se utilizar de um site de internet como porta de entrada para os seus serviços, mas não se pode resumir a isso, pois se deve ter um sistema que possa ser acessado em qualquer lugar por meio da internet. Mas também que seja possível acessar as informações da organização, dependendo do seu nível de acesso ou privilégio, a qualquer momento tanto internamente quanto externamente à organização.


Muitas organizações possuem um sistema integrado tanto para o acesso ao portal corporativo quanto para os serviços que possam ser disponibilizados online e 24h por dia. Contudo, isto não é regra, mas pode ser uma maneira de otimização dos recursos, pois se pode utilizar da infraestrutura para ambos os casos. Isto é viável, já que tanto os serviços quanto informações estarão em uma base de dados na nuvem.