Na era da internet uma das grandes inovações que
está se disseminando nas empresas é a adoção do portal corporativo. Os portais
corporativos podem ter um papel essencial no esforço de disponibilizar
informação e conhecimento onde eles sejam necessários nas organizações.
Os portais corporativos
auxiliam a gestão do conhecimento nas organizações, pois além de estruturarem o
conhecimento também tem um papel central na disseminação e facilitar o acesso
às informações.
Muitas organizações
ainda possuem uma visão equivocada sobre o que são portais corporativos, isto
porque imaginam que basta ter um site na internet
para que se tenha um portal, mas isso é uma visão falha.
Um portal corporativo pode
se utilizar de um site de internet
como porta de entrada para os seus serviços, mas não se pode resumir a isso,
pois se deve ter um sistema que possa ser acessado em qualquer lugar por meio
da internet. Mas também que seja
possível acessar as informações da organização, dependendo do seu nível de
acesso ou privilégio, a qualquer momento tanto internamente quanto externamente
à organização.
Muitas organizações
possuem um sistema integrado tanto para o acesso ao portal corporativo quanto
para os serviços que possam ser disponibilizados online e 24h por dia. Contudo, isto não é regra, mas pode ser uma
maneira de otimização dos recursos, pois se pode utilizar da infraestrutura
para ambos os casos. Isto é viável, já que tanto os serviços quanto informações
estarão em uma base de dados na nuvem.