O projeto pedagógico de um curso de graduação representa o principal documento que norteia as ações e as políticas do curso, e deve estar em consonância com o projeto pedagógico da própria instituição. Construído com a participação efetiva do corpo docente e de membros do corpo discente, não deve se constituir em apenas um documento para leitura ou para retratar uma compilação de material dissociado da realidade do curso. Deve, sim, constituir-se no caminho claramente definido para a obtenção dos objetivos propostos pelo curso e deve contemplar a legislação em vigor, representada pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo sistema CONFEA/CREA (Conselhos Federal e Regional de Engenharia e Agronomia).
Não raramente, o projeto pedagógico de um curso é visto como um recorte de elementos sem adequada correspondência com as ações do curso e, adicionalmente, como uma forma de cumprir as exigências legais pertinentes. O estabelecimento de uma adequada harmonia entre os conteúdos do curso permite promover um fluxo de saberes, de habilidades e de competências que culminem não só em uma formação de um profissional apto a responder às questões técnicas, mas, também, com a visão de mundo de um cidadão comprometido com a sociedade e as suas respectivas inter-relações.
Além de contemplar os aspectos legais, o projeto pedagógico deve considerar os aspectos sociais, políticos, econômicos, ambientais e do mundo do trabalho, de forma a obter a formação de um profissional-cidadão.
>>> Assista o vídeo sobre Diretrizes Curriculares para Engenharia <<<