Atualmente muito se discute de
que após essa pandemia, causada pelo Coronavirus COVID-19, o mundo será um
lugar melhor, com as pessoas mais envolvidas com o próximo e etc. Contudo, isso
eu já não sei, e espero que realmente aconteça, mas essa é uma discussão que está
no campo da filosofia, e que poderá gerar diversas teorias para serem
debatidas.
Em termos práticos, um dos
impactos que essa pandemia trouxe de real foi uma nova forma, porém não tão
nova assim, na relação no mercado de trabalho. Isto porque que as empresas
estão tendo que se adequar ao formato de trabalho em Home Office (do inglês “Trabalho
em Casa”) e, bem como, utilizar massivamente os recursos de TIC (Tecnologia da
Informação e Comunicação) para possibilitar o trabalho fora da empresa e
mantendo a interação virtual entre os funcionários.
O Home Office já é utilizado por
algumas áreas, em particular, como na área de TI (Tecnologia da Informação),
mas com esse distanciamento e isolamento social, imposto pela doença, está ocorrendo
o rompimento das “barreiras” mentais contra esse modelo de trabalho e que está se
mostrando útil também para outras áreas.
O assunto Home Office eu já venho
debatendo com os alunos em sala de aula, na disciplina de Arquitetura de TI, de
que isso será uma realidade cada vez mais presente nas empresas daqui para
frente, mesmo passado esse momento de pandemia, e que impactará na forma como a
área de TI é vista pelas empresas e pela sociedade.
Nesse contexto, muitas empresas
já estão com a ideia de continuar com parte ou até mesmo a totalidade dos funcionários
atuando em Home Office, pois perceberam que podem reduzir os custos fixos, como
aluguel, água, luz, condomínio, café e etc, e de que isto também poderá trazer
benefícios adicionais como aumento da produtividade. Isto porque os funcionários
estarão mais motivados em virtude de que também terão benefícios, não somente com
a redução dos gastos financeiros e de tempo com o deslocamento até o trabalho, ou
mesmo com redução dos gastos com alimentação fora de casa, mas também com a
melhoria na qualidade de vida resultante de toda essa mudança.
Contudo, a adoção do Home Office
implica em algumas contrapartidas por parte de todos os envolvidos, tanto para as
empresas quanto para os funcionários. As empresas devem se estruturar
tecnologicamente para permitir que isso realmente ocorra. Nesse sentido, a
empresa deve disponibilizar os recursos tecnológicos adequados, como
computadores, software, internet e etc, para os funcionários, além de uma
plataforma para computação em nuvem (Cloud Computing) como repositório e acesso
às informações na internet. Ainda, outro aspecto que não pode ser esquecido são
as implicações em termos da Segurança da Informação, de modo a garantir esse recurso
valioso. Os funcionários, por sua vez, também devem se adaptar, pois precisam
ter em casa um espaço apropriado para trabalhar garantindo as condições de
trabalho e, principalmente, o estabelecimento de uma rotina, conciliando o
trabalho com a convivência em casa.
Isso ainda gerará muita
discussão, mas uma coisa é certa, e que a ciência já provou, por meio da Teoria
da Evolução de Charles Darwin, de que somente os organismos que se adaptam e
evoluem é que sobreviverão, e isto vale para qualquer organismo, biológico ou
não.
>>> Assista o vídeo sobre Tecnologias em tempo de Pandemia em que se aborda a questão do Home Office <<<<