Os Programas de Teste de Desempenho (Benchmarks)

 

Este post é uma continuação sobre o tema "Desempenho de Computadores" que foi iniciado na postagem anterior.

Um Benchmark é um programa que é usado para efetuar testes de desempenho do sistema computacional, e tem como objetivo avaliar a influência da arquitetura no desempenho.

Os Benchmarks, como os SPEC (www.spec.org), são compostos por programas que fazem testes envolvendo operações com números inteiros, como o caso do SPECint2000 (onze programas de inteiros) e também para números com ponto flutuante, como o SPECfp2000 (quatorze programas de ponto flutuante). Outro exemplo é o ZDFPUWinMark, que consiste de cinco algoritmos para resolver as equações de Poisson, Fast Fourier Transform (FFT), cálculo de órbitas planetárias, cálculo de áreas de polígonos e uma matriz de eliminação de coeficiente de equações lineares de Gauss-Jordan. Estes algoritmos são elaborados para refletir o uso real e produzir um índice único para a comparação dos sistemas. Outro pacote de benchmarks útil para se avaliar computadores paralelos é o Fluent.

A utilização de um benchmark implica que os sistemas devem ter a mesma configuração, tanto em termos de hardware quanto de software. O único componente que altera é o qual se está fazendo a análise do desempenho. Normalmente, o recurso a ser avaliado é o processador e, neste caso, os demais componentes devem ser os mesmos, para poder comparar o desempenho dos processadores.


Outros posts relacionados: